Com 77 anos de vida, Dona Maria da Luz é uma das figuras populares e mais conhecidas da vila de Penacova. A sua vida, conta a mesma, “nem sempre foi fácil” mas nunca perde o sorriso, a vontade de cantar ou de rezar. Quando era jovem começou como vendedora de tremoços porta a porta, mas desde há 40 anos que é conhecida como a “Tremoceira de Penacova”. Mulher de fé e de esperança, leva a vida numa cantiga e faz questão de sublinhar a sua crença na Nossa Senhora da Assunção, sua padroeira, e da vila de Penacova.
A D. Luz orgulha-se dos seus tremoços, dizendo sem hesitar que “são os melhores tremoços de Penacova”. É conhecedora desta arte e, ainda hoje, é a própria a cozer os seus tremoços caseiros, que depois vai vender no Terreiro de Penacova. Todos os dias, excepto durante a pandemia, a Dona Luz monta a sua venda no muro da Igreja, junto à Câmara Municipal de Penacova, dizendo ou cantarolando, os seus pregões, aos conhecidos que passam à sua beira.
A viuvez vestiu-a de preto e tirou-lhe o grande amor da sua vida, mas não lhe tirou o orgulho no seu trabalho, nem o orgulho na sua terra. Hoje em dia, a cantar descreve Penacova como um jardim.