Fátima Lopes

A Artesã de Penacova

Fátima Lopes tem 55 anos e é natural da Ronqueira, onde passa os seus dias numa oficina de artesanato. Desde os 15 anos de idade, altura em que começou a trabalhar com a sua mãe, que se entrega à manufatura de peças de artesanato feitas em salgueiro ou em choupo. A sua arte tem origem na sua família que, desde sempre, se dedicou ao artesanato e é inspirada nos tradicionais Palitos de Flor de Penacova.

Sentada na sua oficina, sem tirar os olhos da peça que tem nas suas mãos, Fátima mantém a navalha afiada e vai esculpindo todas as peças que a sua imaginação lhe permite: presépios, palmeiras, mochos, moinhos e até uma Rainha Santa. Das suas mãos sai uma grande variedade de pequenas esculturas e palitos decorados para diversos fins.

Fátima recorda o tipo de peças, trabalhadas pelos seus avós, que simbolizavam os artefactos representativos do património do concelho, como a roca ou a adubadora. E guarda um forte sentimento de gratidão pelo município: “a Câmara sempre apoiou no nosso trabalho e sinto orgulho em ser de Penacova”.