Américo Dinis

Américo Dinis tem 70 anos e é atualmente moleiro por ofício. Natural do Vimieiro, vive em São Pedro da Alva, em  Penacova, numa casa junto ao moinho de água que, desde há décadas, pertence à sua família.  O senhor Américo é, provavelmente, o último moleiro num moinho de água no ativo da foz do Alva até à Ponte da Mucela. 

Foi neste moinho que o senhor Américo foi criado, com mais nove irmãos, mas a vida levou-o para fora de Penacova.  O amor à sua terra, a sua paixão pela natureza e pela tradição fizeram com que regressasse ao moinho quando se reformou. Hoje em dia, Américo Dinis passa o seu tempo entre as margens do rio Alva e as mós deste pitoresco moinho de xisto. 

O moleiro conta, com saudade, que se trata de um moinho centenário, que as mós são as mesmas que os seus pais utilizavam, mas algumas peças deste espaço foram alvo de restauro. Também recorda a arte deste ofício no tempo em que o “moinho trabalhava todos os dias”. Hoje em dia, sempre que tem encomendas, o senhor Américo vai para o moinho logo de manhã, ajusta a mó e transforma o milho em farinha que, por sua vez, poderá ser transformada em pão, broa ou simplesmente servir para alimentar as galinhas. 

Para o senhor Américo é um grande orgulho pertencer a uma terra que não esquece as suas gentes e tradições.